Quem é o responsável pelo que?

Quando o assunto é: educação para a cidadania, o leque de assuntos é muito mais amplo.

Até porque a própria cidadania é um tema em construção, uma vez que as cidades estão crescendo e com elas as demandas do que é ser cidadão.

Um ponto fundamental de ser tratado, que diz respeito diretamente aos colegas Professores, é o estabelecimento de limites de responsabilidade.

O que vemos hoje em dia são pais de alunos que não assumem a sua responsabilidade na formação dos valores dos filhos.

Mandam as crianças para a escola, entregando aos professores a missão de educá-los, não só na sua formação cultural, mas também naquilo que cumpre aos pais ensinar, que são princípios básicos da educação familiar.

E ficam os mestres, sobrecarregados com funções que não são suas.

Triste realidade.

Cabe a escola estabelecer os limites, através de reuniões de pais e mestres, dinâmicas, onde o assunto seja abordado com clareza e precisão.

Se é verdade que os professores, não devem sobrecarregar os alunos com deveres de casa, que obriguem os pais a serem doutores em assuntos que desconhecem ou que não tenham tempo para auxiliar as crianças... Também é verdade que os pais não devem transferir para a escola a função da formação moral de seus filhos.

A cada um o seu quinhão.


Por: José Lúcio de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colaboradores

Aê CoaracyJosé Lúcio de SouzaAdriana Muheim CorsiniCamilo MotaThiago Brum Teixeirahttp://2.bp.blogspot.com/_TBV-SMKiE60/TLip_7zk9wI/AAAAAAAABR8/p03DZ61b0ao/s1600/larissa.jpghttp://1.bp.blogspot.com/_TBV-SMKiE60/TOLiI-NZwuI/AAAAAAAABTo/NZSvGQM0_80/s1600/Ryane%2BPinto.jpghttp://3.bp.blogspot.com/_TBV-SMKiE60/TOLj5kN05MI/AAAAAAAABTw/uXOaXlPtTkw/s1600/rosa.jpg