Os Alicerces da Música

O que um trabalho realizado através da música pode gerar numa escola?

São muitos os desdobramentos e implicações que podem surgir quando desenvolvemos maior consciência da dimensão que a música pode assumir tanto para o aluno, como para o professor e a comunidade escolar.

Nos primórdios da civilização, o ouvir era mais aguçado, estando diretamente relacionado aos movimentos da natureza. Em muitas culturas o elemento sonoro era visto como uma manifestação do divino, como um reconhecimento de algo superior.

Atualmente, esta percepção é mesclada por ruídos, a paisagem sonora do homem contemporâneo é cada vez mais difusa. Contudo, somos habitados pelo ritmo cósmico, pelos sons da natureza, mesmo que não percebamos esta realidade com nitidez.

Quando a música é transmitida por obra humana inspirada na natureza, algo vem ao encontro de nosso interior, tocando nosso coração. Neste momento, o interior do outro nos acessa, através da inspiração, tornando-nos seres « afinados » um com o outro.

Assim, a música tem esta abrangência superior ao simples ouvir, a música contém uma função agregadora. E dela podemo-nos valer para direcionar os princípios mais elevados da Educação, desenvolvendo valores e promovendo a harmonia, a alegria, a paz e a oportunidade de viver plenamente a arte como algo superior.

A música é uma arte poderosa, nela residem leis capazes de ordenar a matéria – o que pode ser observado em diversos experimentos físicos que demonstram como as substâncias vibram no mundo do som. Mesmo que o homem seja impossibilitado de escutar, como no caso de uma deficiência auditiva, ele pode perceber as vibrações do mundo sonoro.

O elemento artístico deve ser utilizado pedagogicamente para harmonizar a natureza humana. Quando o ser humano canta, ele entra em comunhão com o mundo, pois o cantar é um copiar do que já existe no mundo, expressando a sabedoria a partir do qual o mundo foi criado. Também pelo cantar o homem estabelece a ligação do elemento cósmico e a palavra humana.

Nas artes em geral, podemos contemplar e até vivenciar a beleza e os encantos do mundo. Já no elemento musical, temos a oportunidade de sermos a própria beleza. Na música, o próprio homem é quem lança as sementes ao mundo, podendo despertar os mais nobres valores humanos.

Por isso, a criança em crescimento deve ser educada para sentir alegria e amor pela música, pela sonoridade, pelo bem estar que ela proporciona, aproveitando belas melodias, ritmos e harmonias para transmitir as mensagens éticas elevadas. Da mesma forma, uma poesia bem recitada é de grande benefício, uma vez que realça o aspecto musical da fala.

E para vivermos em qualquer comunidade precisamos desenvolver harmonia. A música vai em direção à harmonia, à reconciliação. Ela se manifesta através de leis musicais superiores que podemos desenvolver quando estamos imbuídos do propósito do Amor.

Aqui vai o convite para sermos mais felizes aqui nesta Terra : vamos cantar, viver com a música, exercitando o melhor de nós, vivendo o presente com entusiasmo e plantando os alicerces para o futuro!

Todos nós somos capazes de realizar e viver a música ! Somos todos Música !


Adriana Muheim Corsini
Atualmente é Professora da Educação Infantil e do Ensino Fundamental da Paineira Escola Waldorf, em Juiz de Fora – MG
Pedagoga – Formada pela Universidade Católica de Petrópolis
Educadora da Paz – Formada pela Universidade Holística de Brasília
Professora Waldorf – Formada em Antroposofia com especialização em Música


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colaboradores

Aê CoaracyJosé Lúcio de SouzaAdriana Muheim CorsiniCamilo MotaThiago Brum Teixeirahttp://2.bp.blogspot.com/_TBV-SMKiE60/TLip_7zk9wI/AAAAAAAABR8/p03DZ61b0ao/s1600/larissa.jpghttp://1.bp.blogspot.com/_TBV-SMKiE60/TOLiI-NZwuI/AAAAAAAABTo/NZSvGQM0_80/s1600/Ryane%2BPinto.jpghttp://3.bp.blogspot.com/_TBV-SMKiE60/TOLj5kN05MI/AAAAAAAABTw/uXOaXlPtTkw/s1600/rosa.jpg