Engrenagem social

Ser cidadão é o grande desafio de todo ser humano.

O homem é um ser gregário, ou seja, ele precisa viver em sociedade. Todos nós, precisamos uns dos outros
para sobreviver, e por isso mesmo, a invenção
das cidades foi um marco importantíssimo na história da humanidade. Basta pensar num simples pãozinho, e em toda trajetória que ele fez até chegar à sua mesa na sua casa, para verificar o quanto precisamos uns dos outros.

Quantas pessoas estão envolvidas na produção do pão? Um plantou o trigo, outro transportou, outros fizeram à farinha, que foi novamente transportada até as lojas
que venderam o produto para os donos de padaria... alguém acordou de madrugada para fazer o pão... e por ai vai... com tudo é assim, várias pessoas estão envolvidas no processo da produção dos bens, que todos nós precisamos para viver.

Toda sociedade, é como uma máquina, onde cada pessoa é feito uma engrenagem, que ajuda a máquina a funcionar.

Alguém que não trabalha, é como uma peça quebrada, que está atrapalhando o bom funcionamento do organismo social. Esses são valores simples, mas que podem ser passados facilmente para os alunos, mostrando o valor de cada um, mesmo das pessoas que executam as atividades mais simples na vida.

Ser cidadão, é cooperar com o bom andamento da sociedade. Só quando nós conseguirmos ensinar esses valores para nossos alunos, iremos construir uma sociedade mais justa e feliz, formada por pessoas com uma alto estima elevada e uma conduta condizente com os ditames da ética.

Vamos edificar uma cidadania de paz.


José Lúcio de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colaboradores

Aê CoaracyJosé Lúcio de SouzaAdriana Muheim CorsiniCamilo MotaThiago Brum Teixeirahttp://2.bp.blogspot.com/_TBV-SMKiE60/TLip_7zk9wI/AAAAAAAABR8/p03DZ61b0ao/s1600/larissa.jpghttp://1.bp.blogspot.com/_TBV-SMKiE60/TOLiI-NZwuI/AAAAAAAABTo/NZSvGQM0_80/s1600/Ryane%2BPinto.jpghttp://3.bp.blogspot.com/_TBV-SMKiE60/TOLj5kN05MI/AAAAAAAABTw/uXOaXlPtTkw/s1600/rosa.jpg