Desejo, vontade e consciência espiritual

O ser humano se movimenta, cresce e evolui a partir do fortalecimento e exercício de sua vontade.

Este poder criativo está diretamente associado à vida, à consciência e seu movimento evolutivo. Interessante observar que, em estados patológicos como a depressão, por exemplo, um dos primeiros sintomas observáveis é a falta de vontade da pessoa.

“Estou sem vontade para fazer nada”, costumam dizer aqueles que, momentânea ou cronicamente, estão sob o efeito de alguma tristeza profunda.

O bom exercício da vontade, no entanto, está relacionado à maneira com que lidamos em nosso cotidiano com os desejos. Desejo e vontade podem ser complementares, se soubermos lidar bem com isto. Para estabelecermos um direcionamento positivo de nossos desejos fazemos uso justamente de nosso querer e nossa vontade.

Desejar bem a uma pessoa significa agir para que o bem se realize. Desejar ser feliz é o mínimo que se espera de nós enquanto espíritos, seres em evolução, cidadãos comprometidos com nossa realidade e a de nossos irmãos.

No entanto, o desejo também pode ser gerado de forma negativa, quando não avaliamos bem aquilo que desejamos e aquilo de que realmente necessitamos. O desejo mal direcionado pode se transformar em ânsia (daí, o termo ansiedade), que é um impulso obsessivo que não consegue se mover através da vontade, que, por sua vez, como dissemos no início, está associada com a consciência.

O crescimento da ânsia é justamente uma reação à consciência, uma força contrária a tudo que signifique iluminação e discernimento. A busca pelo estado de equilíbrio passa pelo clareamento da consciência, seja utilizando os mecanismos próprios da razão, seja através do desenvolvimento constante da espiritualidade.


O conhecimento científico e o conhecimento espiritual podem ser irmanados e usados de maneira equilibrada por cada um de nós. Reconhecer o elo e resolver a equação entre ciência e espiritualidade é um desafio de nosso tempo e pode ser bastante útil no momento de estabelecermos o caminho que desejamos trilhar rumo à felicidade.

Ao ampliarmos nossa consciência podemos superar nossos desejos vãos e passageiros, concentrando-nos na busca da realização de uma vontade superior, muito além das ações imediatas de nossos dias, como o consumo desenfreado que faz parte da vida de tanta gente em
nosso meio.



Camilo Mota é jornalista, terapeuta holístico e Mestre de Reiki (www.reikiadistancia.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Colaboradores

Aê CoaracyJosé Lúcio de SouzaAdriana Muheim CorsiniCamilo MotaThiago Brum Teixeirahttp://2.bp.blogspot.com/_TBV-SMKiE60/TLip_7zk9wI/AAAAAAAABR8/p03DZ61b0ao/s1600/larissa.jpghttp://1.bp.blogspot.com/_TBV-SMKiE60/TOLiI-NZwuI/AAAAAAAABTo/NZSvGQM0_80/s1600/Ryane%2BPinto.jpghttp://3.bp.blogspot.com/_TBV-SMKiE60/TOLj5kN05MI/AAAAAAAABTw/uXOaXlPtTkw/s1600/rosa.jpg